terça-feira, 22 de setembro de 2015

RINOCERONTE

RINOCERONTE

RAMON SOUZA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



 Hoje é o aniversário dele, Dia 22 de setembro é o dia mundial do Rinoceronte. Mamífero de grande porte, ele é o famoso "casca grossa". Sua pele é espessa podendo chegar a 7cm e parece ser feita com pregas, por isso também se diz pregueada.
São caracterizados por apresentarem um ou dois chifres acima do nariz, característica que dá origem a seu nome 'nariz e chifre'. São herbívoros, podendo chegar a ter 4 toneladas de peso, vivem média 45 anos e está ameaçado de extinção, sendo algumas espécies já extintas.

 Não é sociável com nenhum outro animal, abrindo uma única exceção ao Tchiluanda, um pássaro que ajuda-o procurar mel, avisa-o de um inimigo e limpa seus carrapatos. Os chifres que parecem osso, na verdade são pelos extremamente compactados formando uma estrutura muito resistente. Se não fosse o homem ele poderia viver sossegado pois nenhum outro animal lhe põe medo, ele é que põe até leão para correr, sendo que um único golpe pode ser mortal. Ele ataca até grupo de leões que entram em seu território. Quando ele bufa e abaixa a cabeça, sai da frente pois lá vem um tanque de guerra desenfreado e desgovernado acertando o tiver na frente, até mesmo árvores.
 Rinocerontes são parentes dos cavalos e das antas. Ele bebe muita água de uma vez fazendo um barulho estranho e alto. São animais que estão na lista do big five, lista dos cinco mais difíceis de serem caçados assim como o leão, leopardo, búfalo e elefante. A cor original é do branco ao cinza sendo o marrom lama e barro espalhados pelo corpo.
São naturais de savanas e florestas tropicais da África da Ásia. Tem ótima audição e olfato, porém sua visão é um pouco comprometida. O rinoceronte branco é o maior dessa espécie e o segundo maior do mundo perdendo apenas para o elefante.
 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ABELHAS

ABELHAS



 
 As abelhas são conhecidas pela alta capacidade de polinização. Dentre as espécies a Apis Mellifera popularmente conhecida como abelha africana é muito famosa. Nas criações em larga escala elas produzem mel, cera e própolis. Possuem cinco olhos, três pequenos na parte posterior da cabeça e dois grandes grandes na parte frontal que possuem sensores de escuridão e claridade. São três grupos em uma colmeia: a rainha, o zangão e as operárias.

  
 Uma colmeia pode chegar a uma média de 70 mil abelhas. Uma única rainha, cerca de 400 zangões e o restante operárias.
As rainhas vivem até cinco anos enquanto as operárias média de quarenta dias. Ao contrário das fêmeas os zangões não possuem ferrão e podem entrar em qualquer colmeia para fecundar a rainha e protege-la de outros insetos, também não trabalham. Todo serviço é feito pelas operárias inclusive a produção de geleia real que é o alimento exclusivo da rainha rico em proteínas e vitaminas. 

 O veneno em grande quantidade (ataque de um enxame) pode ser mortal a quem possui alergia. A ferroada é muito dolorosa podendo inchar até 2cm de imediato e provocar coceiras por 2 dias. O ferrão possui farpas que em contato com a pele humana é difícil de ser retirado, rompendo o intestino da abelha que morre em seguida, porém em insetos ele é facilmente retirado. O veneno quando entra na vítima não mais é retirado pois é um perigo para quem trabalha com apicultura mesmo não sendo alérgico. Sua polinização traz frutos mais saudáveis(fortes e coloridos), ela é uma aliada dos seres vivos, aqueles que consomem frutas, legumes e grãos devem agradecê-la eternamente.

Nessa última foto Abelha-Mandaçaia nativa do Brasil. Mede 1cm em média e são facilmente reconhecidas por serem pretas com quatro faixas amarelas no abdome. São de colônias pequenas com produção elevada, seu mel é mais claro e menos viscoso e já foi comprovado que tem forte efetividade em casos de conjuntivites. 
 Estes pequenos seres vivos são extremamente importantes para os seres vivos em geral, pois costumam viver em ambientes limpos, e como vem desaparecendo nos mostram que a degradação do planeta está acontecendo. Imagine não ter mais vários tipos de frutos em seu cardápio. 
O mel é na verdade o vômito da abelha, quando a abelha suga o néctar ele é misturado com enzimas em seu sistema digestório, formando assim o mel. Um pote de mel pode ser conservado por 2 mil anos em média. Esses artrópodes espetaculares são da família Apoidea, a mesma das vespas alterando gênero e a espécie. 

domingo, 13 de setembro de 2015

LOBO CINZENTO

LOBO CINZENTO



Este é o "pai" de todos os cachorros domésticos, até o momento estudos científicos mostram que o Lobo Cinzento é o ancestral dos nossos amigos caninos. O Lobo cinzento sobreviveu a era do gelo e calcula-se uma média de 300.000 anos. Estão no topo da cadeia alimentar onde vivem, são adaptáveis a vários ambientes como florestas, desertos, montanhas e campos. Estamos falando do rei da família canidae.


 Geralmente vivem em alcatéia que são seus grupos, com baixa expectativa de vida os lobos vivem em média 10 anos na natureza, podendo viver de 15 a 20 anos em cativeiro. Na natureza confrontos são inevitáveis com ursos, tigres e até outros grupos de lobos rivais, se não morrerem em briga, ferimentos podem levar a morte. A caça e acidentes com veículos também ajudam a diminuir a expectativa de vida desses grandes carnívoros. Os lobos podem correr por horas a velocidade de 10km e atingir até 70km quanto estão em perseguição. Podem dar grandes saltos, uma vez que suas patas são totalmente diferenciadas.

 As patas dos lobos são adaptadas para vários terrenos. Na neve suas patas são mais precisas de que suas presas, devido a uma fina camada de pele que separa cada dedo, pelos e unhas tem mais aderência a locais escorregadios e vasos sanguíneos especiais mantém as patas aquecidas durante um frio extremo. O lobo se esfrega nas pedras e galhos para induzir a pele a soltar pelos, e podem variar do cinza ao cinza-amarronzado.


 Os lobos possuem uma audição muito apurada, podendo ouvir um contato de uma folha ao cair no chão. Ele é o maior canídeo selvagem, seu uivo pode ser ouvido a 1km e sua visão é a mais aguçada dos canídeos, principalmente a noite. Em seu cardápio estão os alces, carneiros, renas, porcos selvagens, gados, frutos e pequenos animais. Na alcateia eles conseguem identificar presas mais jovens, mais velhas ou em más condições para depois atacarem. Longe do Brasil o Lobo Cinzento vive no México, Estados Unidos, Europa e Ásia sendo que em alguns lugares já extinto.
Eles não gostam de contato com o ser humano e também podem ser chamados como predadores invisíveis por serem muito astutos. É inteligente o suficiente  para analisar os custos e benefícios em uma caçada, consegue farejar uma presa até 5km de distância. Quando doente, este se afasta da alcateia para não contaminá-la. É um animal mitológico que deu origem aos cães que por sua vez foram disseminando as raças em cruzamentos distintos. Uma alcateia exerce o trabalho coletivo com extrema precisão, os mais velhos vão à frente e demarcam o ritmo do grupo, eles serão os primeiros a enfrentarem uma emboscada se houver e se não ficassem a frente seriam deixados para trás. Depois seguem os mais fortes. Ao centro da caminhada outros membros da família, e logo após outro grupo de lobos mais fortes. Por final o lobo alfa que controla tudo. Eles agem em cooperação uns com os outros não deixando nenhum deles para trás.  
Este é o Canis lupus. 

Reino Animalia > Filo Cordados > Classe Mamíferos > Ordem Carnívoros > Família Canidae > Gênero Canis > Espécie Canis lupus.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ARANHA-MARRON

ARANHA-MARRON




Não é nada fácil identificar uma Aranha-Marron,
até porque existem aproximadamente 44.000 tipos de aranhas em nosso planeta. Mas é de extrema importância que possamos reconhecer algumas características desse venenoso aracnídeo.
Ela possui um corpo marron-avermelhado ou acastanhada, teias irregulares, medem até 4 cm, têm 3 pares de olhos, patas longas e finas.
Na natureza preferem esconder em cascas e tronco de árvores, em casa ficam entre roupas, sapatos, quinas de mesa, locais mais escuros. São poucos agressivas, na verdade sua picada ocorre em defesa quando seu corpo fica comprimido geralmente vestindo roupas, calçando sapatos e durante o sono.


Artópode extremamente venenoso. Quando ocorre a picada pouca dor ou quase nenhuma se nota no momento, porém após 12 horas um inchaço e vermelhidão aparece podendo coçar ou a urina escurece acompanhada de febre. Sua picada é necrosante e a falta de tratamento imediato levam falência renal, convulsões, e até ao coma. Quanto a necrose, pode-se abrir uma gangrena do tamanho de uma mão humana.
Essas reações vão depender da quantidade de veneno injetado ou pela sensibilidade do organismo da vítima.

 A lagartixa é predador natural desta aranha, em um processo proveniente da cadeia alimentar, e também de vários outros insetos que rondam sua residência. É uma réptil inofensiva ao ser humano e assim como todos os animais não merecem serem maltratadas, esta pequena parceira ajuda muito, mas não consegue elimina-las (aranhas) sozinha. O corpo de bombeiros pode ser acionado em casos de acidentes com esses insetos. Uma curiosidade é geralmente as aranhas com teias irregulares serem  venenosas, as "Marrons" vivem até  4 anos e é raro ver uma delas durante o dia.
Aranhas não são insetos, pois pertencem a classe Arachnida, Os insetos originam uma outra classe. A Aranha-Marron é do gênero Loxosceles, diferenciando em espécies.

domingo, 6 de setembro de 2015

ARARAS

ARARAS



Arara Canindé - Ara ararauna

Ave de grande porte, cauda longa, bico muito forte e de uma exuberância em sua beleza explicada somente pelas mãos de DEUS. Ameaçada de extinção devido ao desmatamento de matas atlânticas, destruição de seu habitat e a caça realizada por seres humanos (na realidade não humanos) para vendê-la como animal doméstico.


Arara Militar - Ara militaris
 A cauda de uma Arara chega medir até 1 metro de comprimento, e a ave só cava o ninho para proteger o corpo, daí sua calda fica pra fora e ela inocentemente entrega onde está seu ninho. Podem viver em pares, trios ou grupos de até 30 integrantes. Quando se forma o casal, este é para a vida toda mantendo fiel um ao outro. Se alimentam de frutos, cocos, sementes, nozes, plantas, pequenos insetos e caramujos onde obtém proteínas. 
Ara chloropterus
Existem duas espécies de Arara vermelha, que vão se diferenciar morfologicamente no tom amarelo nas asas da Ara macao macao, e de tom verde nas asas da Ara chloropterus. 

Araraçanga - Ara macao macao

Anodorhynchus hyacinthinus
Ara ararauna 

As Araras costumam imitar alguns sons mas não são desenvolvidas como os papagaios. Aves alegres que costumam até dançar. A Arara-Azul é a maior delas e as mais dóceis e gentis, não costumam bicar nem se tornarem agressivas, também são barulhentas e geralmente conversam de manhã e a noite. Na verdade essa conversa seria para determinar onde estão cada membro da família. Todas elas são de fácil adequação a cativeiros, mas assim como todos os animais são dignos de desfrutar sua liberdade e colorir a natureza. 


Guaruba guarouba
 No Brasil esta espécie é exclusiva, a Ararajuba ou Guaruba, Guaruba guarouba parece vestir a cor da nossa bandeira, mede cerca de 35 cm. Por aqui também encontramos a Arara Canidé ou Arara de barriga amarela, Arara Militar ou Arara Verde, Arara vermelha ou Araçanga, Arara Azul ou Arara Azul de Lear. São da ordem psitaciformes e são muitos inteligentes de vôos velozes e ágeis. Outra curiosidade é que as vezes elas se alimentam de barro ou terra para inibir toxinas de frutos verdes. Podem viver em média por 6
0 anos .

terça-feira, 1 de setembro de 2015

BABUÍNO

BABUÍNOS



Esses indivíduos, são macacos um pouco diferentes.
Possuem uma cultura própria de sua espécie, ao contrário de outros bandos quase não há disputa pelas fêmeas ou por liderança de grupo.
Existe hierarquia, porém os machos dominantes somente tem privilégio a serem os primeiros a comerem quando o bando encontra comida.
São animais de muita coragem e demonstram pouco medo de outros animais, até mesmo com os humanos, mas costumam temer a leões, leopardos e serpentes.
Eles possuem dentes caninos enormes, bochechas avantajadas e agem com habilidade e rapidez.


Eles tomam decisões democraticamente; a decisão vem
por consenso da maioria, uma vez que aquele que se opõe, o grupo o aguarda pacientemente  até que ele se una aos demais.
Decisões por consenso são comuns na natureza, as bactérias também agem dessa forma.
Há uns que ficam de sentinela vigiando, e com um grito agudo informa a presença do inimigo.
A fêmea mais velha tem maior status sendo em torno dela que que se reúnem para dormir e cuidar uma das outras. 
Atingem de 50 a 80 cm. e vivem na média de 35 anos. São bem lembrados quando procuramos por macacos do velho mundo.
Dentre as espécies, os Mandrills se destacam pela cara azulada e nariz avermelhado nos machos, nas fêmeas a coloração é mais neutra. Os mandrills são classificados como babuínos do gênero Papio, alguns especialistas já o classificam como uma outra nova espécie os Mandrillus.