Não é nada fácil identificar uma Aranha-Marron,
até porque existem aproximadamente 44.000 tipos de aranhas em nosso planeta. Mas é de extrema importância que possamos reconhecer algumas características desse venenoso aracnídeo.
Ela possui um corpo marron-avermelhado ou acastanhada, teias irregulares, medem até 4 cm, têm 3 pares de olhos, patas longas e finas.
Na natureza preferem esconder em cascas e tronco de árvores, em casa ficam entre roupas, sapatos, quinas de mesa, locais mais escuros. São poucos agressivas, na verdade sua picada ocorre em defesa quando seu corpo fica comprimido geralmente vestindo roupas, calçando sapatos e durante o sono.
Artópode extremamente venenoso. Quando ocorre a picada pouca dor ou quase nenhuma se nota no momento, porém após 12 horas um inchaço e vermelhidão aparece podendo coçar ou a urina escurece acompanhada de febre. Sua picada é necrosante e a falta de tratamento imediato levam falência renal, convulsões, e até ao coma. Quanto a necrose, pode-se abrir uma gangrena do tamanho de uma mão humana.
Essas reações vão depender da quantidade de veneno injetado ou pela sensibilidade do organismo da vítima.
A lagartixa é predador natural desta aranha, em um processo proveniente da cadeia alimentar, e também de vários outros insetos que rondam sua residência. É uma réptil inofensiva ao ser humano e assim como todos os animais não merecem serem maltratadas, esta pequena parceira ajuda muito, mas não consegue elimina-las (aranhas) sozinha. O corpo de bombeiros pode ser acionado em casos de acidentes com esses insetos. Uma curiosidade é geralmente as aranhas com teias irregulares serem venenosas, as "Marrons" vivem até 4 anos e é raro ver uma delas durante o dia.
Aranhas não são insetos, pois pertencem a classe Arachnida, Os insetos originam uma outra classe. A Aranha-Marron é do gênero Loxosceles, diferenciando em espécies.
Aranhas não são insetos, pois pertencem a classe Arachnida, Os insetos originam uma outra classe. A Aranha-Marron é do gênero Loxosceles, diferenciando em espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário