RAMON SOUZA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Hoje é o aniversário dele, Dia 22 de setembro é o dia mundial do Rinoceronte. Mamífero de grande porte, ele é o famoso "casca grossa". Sua pele é espessa podendo chegar a 7cm e parece ser feita com pregas, por isso também se diz pregueada.
São caracterizados por apresentarem um ou dois chifres acima do nariz, característica que dá origem a seu nome 'nariz e chifre'. São herbívoros, podendo chegar a ter 4 toneladas de peso, vivem média 45 anos e está ameaçado de extinção, sendo algumas espécies já extintas.
Não é sociável com nenhum outro animal, abrindo uma única exceção ao Tchiluanda, um pássaro que ajuda-o procurar mel, avisa-o de um inimigo e limpa seus carrapatos. Os chifres que parecem osso, na verdade são pelos extremamente compactados formando uma estrutura muito resistente. Se não fosse o homem ele poderia viver sossegado pois nenhum outro animal lhe põe medo, ele é que põe até leão para correr, sendo que um único golpe pode ser mortal. Ele ataca até grupo de leões que entram em seu território. Quando ele bufa e abaixa a cabeça, sai da frente pois lá vem um tanque de guerra desenfreado e desgovernado acertando o tiver na frente, até mesmo árvores.
Rinocerontes são parentes dos cavalos e das antas. Ele bebe muita água de uma vez fazendo um barulho estranho e alto. São animais que estão na lista do big five, lista dos cinco mais difíceis de serem caçados assim como o leão, leopardo, búfalo e elefante. A cor original é do branco ao cinza sendo o marrom lama e barro espalhados pelo corpo.
São naturais de savanas e florestas tropicais da África da Ásia. Tem ótima audição e olfato, porém sua visão é um pouco comprometida. O rinoceronte branco é o maior dessa espécie e o segundo maior do mundo perdendo apenas para o elefante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário