segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CABRAS MONTANHESAS

CABRAS MONTANHESAS


Capra Íbex
Oreamnus americanus
Este ilustre animal possui uma adaptação impressionante. São escaladores perfeitos. Possuem controle total de seu centro gravitacional, assim concluímos que seu equilíbrio é primoroso. Destaca-se duas espécies com essa habilidade sensacional, a Cabra-da-montanha (Oreamnus americanus) (foto 2) encontrada somente na América do Norte, especificamente no Canadá e nos Estados Unidos e o Íbex-alpino (Capra ibex) nas fotos 1,3,4 e 5. O Íbex-dos-alpes como também é chamado chegou a beira da extinção, foram reintroduzidos na natureza depois de serem criados em cativeiros por programas de conservação e reprodução, hoje felizmente não correm mais este risco.
São parentes próximos das cabras domésticas, estas que pertencem a família Capridae, já o Íbex e a Cabra-da-montanha são da família Bovidae, são da ordem dos Artiodátilos, animais que possuem casco. Possuem número par de dedos em suas patas e suas pernas são longas, dentes molares complexos adequados a sua alimentação a base de ervas. Em seu estômago estão alojados microorganismos simbiontes (relação vantajosa para ambos), que decompõem a celulose (componente da parede celular das células vegetais), Em sua alimentação são ruminantes, regurgitam a comida parcialmente digerida e tornam a mastigá-la, afim de extrair ao máximo seus nutrientes.

Foto 3
Foto 4
As cabras Íbex tornaram-se mais famosas quando recentemente foram vistas na Barragem de Cingino na Itália escalando um paredão de quase 50 metros de altura e uma inclinação aproximada de 90° graus. O motivo de escalarem assim? O mais provável é para se alimentarem de musgos, flores e minerais contidos nas rochas ou tijolos no caso da barragem, e elas parecem gostar muito do sabor que é semelhante ao sal. Alimentam-se de ervas, plantas e folhas que na verdade é base de sua nutrição. Essa escalada também serve para afugentar seus predadores, que são os ursos, lobos, raposas, águias e humanos. As águias talvez sejam seu predador mais algoz, pois perseguem as cabras nas rochas e com suas garras extremamente potentes a seguram e jogam contra a própria rocha machucando ou matando esse inigualável escalador para alimentar a si e seus filhotes.

Barragem de Cingino - Itália - Foto 5
Uma adaptação interessante nas cabras são suas patas. Diferentes dos cavalos, o casco das cabras possuem uma fenda e ficam parecendo dois dedos aumentando a resistência, proporcionando tração e adequando melhor a terrenos irregulares. Os "dedos" se mexem de forma independente e expande a superfície de contato.
No Brasil temos as cabras da família Capridae que tem o hábito de subir em árvores, quando isso acontece geralmente é por procura de comida, cabras muito gordas ou gestantes perdem a habilidade por causa do peso. Estão concentradas a maior parte no nordeste principalmente na Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. As cabras também são conhecidas por serem animais curiosos, engraçados, espertos e destemidos, são parecidas com ovelhas, porém as cabras possuem cauda curta e direcionadas para cima, já as ovelhas tem cauda para baixo e longas. Animais espetaculares!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário