sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Aedes Aegypti Anopheles Culex Flebotomíneo

AEDES AEGYPTI   ANOPHELES   CULEX  FLEBOTOMÍNEO

Atualmente a humanidade está vulnerável ao seu principal inimigo animal natural, as fêmeas dos mosquitos Aedes Aegypti, Flebotomíneo e Anopheles. Elas são os maiores assassinas da raça humana nos dias de hoje, no geral nenhum outro tipo de morte consegue acompanhar os números desses artrópodes juntos. 

Aproximadamente mais de 4 milhões de pessoas morrem em todo o mundo levando a picada desses mosquitos, que na verdade são vetores de doenças. Ao picar uma pessoa eles transmitem a vítima o verdadeiro causador da morte. O Aedes  Aegypti transmite quatro tipos de arbovírus relacionados à dengue, e o sistema imunológico rebate cada um deles se houver tempo, portanto ao ser novamente picado o indivíduo pode ter complicações graves da doença. Ele é também o principal causador da Febre Amarela urbana, ciclo em que o vírus se espalha pela cidade. Se o hospedeiro não for vacinado, o risco de morte é grande, em média 10 a 15 dias.


O Anopheles contribui com a maior parte das mortes no mundo, ele é vetor do Plasmodium, o protozoário causador da Malária. Principalmente na África e na Ásia onde ocorrem com maior frequência. No Brasil eles estão presentes especialmente na Floresta Amazônica e por aqui não causam estragos como nos outros continentes. Eles atacam em horário crepuscular, sendo início das manhãs e início das tardes e são comumente chamados de mosquito-prego no Brasil. 

Todas as fêmeas procuram o ser humano pela fonte de sangue "néctar dos néctares" como diz o célebre Richard Rasmussen. O sangue é rico em nutrientes que são necessários para elas desenvolverem os ovos. Pertencem ao mesmo Reino, Filo, Classe , Ordem e Família diferenciando-se o Gênero. Ocupam a região tropical e subtropical no mundo.

  
O Aedes Aegypti no Brasil é mais vilão, pois ele ainda transmiti o ZicaV e Chikungunya vírus além da dengue e Febre Amarela. 
O Culex Pipiens, é o pernilongo doméstico e também só diferencia desses outros dois em Gênero, ele é vetor de um nematelminto que causa a  Filariose ou mais conhecida como Elefantíase e também do vírus da Encefalite. Eles possuem posições de pouso diferentes e o Anopheles fica mais curvado 45 graus por exemplo.

E ainda temos o popular mosquito-palha que transmite a Leishmaniose, Phlebotomus pappatasi, Flebotomíneo. Ele é vetor dos protozoários do gênero Leishmania que causam úlcera nos seres humanos.

Enquanto os seres humanos extinguem grandes mamíferos, peixes, pássaros e promovem o desmatamento de grandes florestas naturais, muitos vírus, bactérias e protozoários vão surgindo esperando apenas um vetor para chegar a corrente sanguínea.
O mosquito fêmea procura o ser humano por processo natural, elas precisam de sangue para conseguirem desenvolver seus ovos e conquistarem a perpetuação de sua espécie, na verdade os animais em geral querem isso. O ser humano desumano destrói florestas e rios, assim o mosquito vem ao seu encontro junto com seus vetores, vírus, protozoários e bactérias que precisam da célula para também perpetuarem sua espécie.
 "N ã o     d e i x e m     á g u a     p a r a d a".  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário